Especialidades Gastronomicas da Toscana
As dicas de restaurantes da Toscana aparecerão no post de cada cidade, mas aqui estão destacados os pratos mais saborosos e típicos da região:
O “Pici” que é um tipo de spaghetti mais grosso típico da província de Siena. Os molhos mais tradicionais são ao sugo di pomodoro (molho de tomates), sugo di "nana" (com carne de marreco), cacio e pepe (queijo e pimenta) e ao ragu di chinghiale (carne de javali), que é oferecido em diversas das cidades toscanas e é maravilhoso.
Os vinhos toscanos que são ótimos, principalmente o Chianti e Brunello di Montalcino cuja marca de origem é recinhecida mundialmente.
Os pratos a base de carne de boi da raça chianina e maremmana são especialidades da região.
É um sacrilégio passar por Firenze e não experimentar a Bistecca alla Fiorentina, praticamente um filet de brontossauro!
O inverno é a melhor época para experimentar os pratos que levam tartufo (se couber nos seu bolso aproveite).
O pão toscano que é feito somente com água e farinha, sem sal, ótimo para a bruschetta, mas bem sem graça para comer puro. Essa tradição data da época medieval, quando por algum tempo Siena ficou sitiada e desprovida de alguns insumos, entre eles o sal... adaptaram-se a isso na época, e o costume ficou para sempre.
Após a refeição a dica é o vinho doce Vin Santo di Chianti acompanhado de cantucci, um biscoito feito com amêndoas.
O Panforte que é um típico doce/torta de Siena feito geralmente na época de natal que leva amêndoas, mel, chocolate, avelãs, canela, frutas cristalizadas e hóstias.